Broto de Feijão (Moyashi) Refogado

O broto de feijão é muito apreciado por quem gosta de comida oriental, natural, vegetariana etc. É um alimento muito versátil que pode ser usado em saladas, sanduíches, sopas, suflês, e o que mais se inventar. Este é um prato facílimo, levíssimo e rapidíssimo de fazer. Prepare, de preferência, apenas a quantidade a ser consumida, na hora de comer, pois mais tarde não terá o mesmo sabor, o mesmo frescor.



Ingredientes:

400 gramas de broto de feijão (um pacote)
2 colheres de azeite
2 dentes de alho bem picadinhos
1 colher (chá) de gengibre ralado
Alho poró cortado em rodelinhas (1/2 xícara, ou a gosto)
1 pitada de sal
1 colher (chá) de chimichurri (ou pimenta-do-reino)
1 ou 2 colheres (sopa) de molho sabor ostra marca Kum Chun (opcional)
Molho de soja a gosto (se não tiver o Kum Chun)
Cheiro verde picado, a gosto

Modo de Preparar:
  1. Antes de usar, lave o broto em água corrente dentro de uma peneira e deixe secar.
  2. Escolha uma frigideira de preferência larga, pois o broto faz muito volume no começo e depois murcha. Coloque na frigideira o azeite junto com o alho, gengibre, alho poró e deixe refogando (fogo médio/alto) por uns 10 minutos até o alho poró cozinhar e murchar um pouco.
  3. Junte então ao refogado o broto de feijão mantendo o fogo mais para alto, pois se o fogo ficar muito baixo, o broto vai cozinhar demais (adoro quando fica meio "tostadinho"); se precisar, coloque um pouco mais de azeite e não mexa muito o broto. 
  4. Junte o chimichurri e uma pitadinha de sal ao refogado e misture.  Quando o broto murchar um pouco e ficar meio "transparente", coloque o molho Kum Chun.
  5. Mexa para incorporar o molho no broto, deixe mais uns 2 minutos e desligue o fogo.
  6. Coloque então o cheiro verde e voilà !
DICAS:

Para simplificar a receita e você não ficar "batendo perna" na rua procurando alguns ingredientes, a preparação básica desse prato é o azeite com o broto, e os temperos que você preferir, mas pede uma pimentinha. No caso do Chimichurri, é uma mistura de temperos vendida em supermercados e lojas tipo Hortifruti e Casas Pedro, no RJ. Nesses lugares você também encontra o Molho Sabor Ostra Kum Chun (não, os chineses não estão me pagando nada por essa dica), mas pode ser substituído por molho de soja (shoyu). Você também pode substituir o alho poró por cebola ou nem colocá-lo. Alguns legumes cozidos no refogado (cenoura, brócolis) são bem-vindos. Apenas não salgue muito o refogado senão perderá o sabor original do broto. Se usar Kum Chun (é um molho salgado), não use shoyu e vice-versa. Enfim, crie, faça de acordo com o seu gosto e seja feliz !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine e contribua com suas ideias e sugestões para que possamos interagir.